Você já ouviu falar sobre um contrato de performance?
Você sabe qual é a função dele no saneamento básico e como ele é descrito?
Neste artigo, falaremos sobre o assunto e seus principais conceitos relacionados ao saneamento básico.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, basta continuar com essa leitura!
O que é um contrato de performance?
Um contrato conhecido como “Contrato de Performance” coloca a empresa contratante responsável por todas as despesas em materiais, custos de mão de obra e prestação de serviços.
Com isso, as concessionárias não são obrigadas a desembolsar seu próprio dinheiro para custear as intervenções destinadas a reduzir as perdas.
Tendo em vista que sua base é uma instituição privada sendo remunerada pela prestação dos serviços e pelo cumprimento das metas pactuadas, os contratos permitem o fornecimento de novas soluções e abordagens.
O uso de um Contrato de Performance permite otimizar o processo, pois é necessário apenas um contrato com o responsável pela execução do projeto, em vez de vários contratos e licitações.
Vence a licitação a empresa que puder fazer o serviço pelo menor custo por metro cúbico de água recuperada.
Sendo assim, a remuneração do contratado é baseada na quantidade de água recuperada e no aumento da produtividade da empresa.
Reduzindo o efeito ambiental e a perda de água sem produzir benefícios financeiros para o setor público.
No entanto, a Lei nº 8.666/1993, que trata de licitações e contratos no setor público, impõe algumas barreiras à implementação de projetos baseados em desempenho.
A aplicação efetiva tende a variar dependendo dos riscos que a empresa contratada está disposta a assumir, levando em conta o clima político e econômico do país, as características únicas de cada concessionária e as especificidades de cada projeto.
Etapas do processo de contratação
A aplicação do Contrato de Performance necessita de análise e avaliação das atividades que proporcionam as condições necessárias para que os resultados sejam bons.
Dessa forma, as etapas do processo são:
- Constituir equipe multidisciplinar;
- Verificar compatibilidade com o planejamento estratégico e missão;
- Identificar as necessidades e a aplicação das soluções;
- Selecionar os indicadores de monitoramento da performance;
- Elaborar a especificação detalhada do contrato;
- Selecionar empresas adequadas ao processo;
- Gerenciar o projeto.
É fundamental que as empresas concluam todas as fases do processo para garantir uma boa comunicação entre elas e obter melhores resultados em termos de indicadores.
Além disso, é necessário que o contratante tenha, no mínimo, um forte histórico de contratação recente.
Ter indicadores de atendimento baseados nos resultados apresentados são detalhes fundamentais que irão compor o novo contrato.
Benefícios para a Gestão Pública
O termo “contratos de desempenho” refere-se a um método de contratação utilizado com sucesso por organizações públicas.
Nesse tipo de contrato, o provedor tem uma meta predeterminada a atingir para receber um bônus financeiro.
Em geral, os investimentos são feitos de acordo com o contrato e são concluídos no primeiro período do projeto.
O próximo passo é a análise de desempenho para verificar se as metas foram atingidas e, em caso afirmativo, se os bônus foram responsáveis pelo seu cumprimento.
A última etapa é o pagamento dos serviços prestados (compensação fixa), com os usuários já tendo recebido e utilizado os serviços de forma adequada.
O papel de gerente de processos de alta performance
A gestão de projetos de alta performance não é uma das tarefas mais fáceis e exige que o foco seja em restrições triviais de padrões, como o equilíbrio entre verba, prazo e escopo para atingir os objetivos do cronograma e, como consequência, dos objetivos pré-definidos.
Quando se trata de uma posição de destaque e liderança no mercado, o planejamento e a execução do projeto como um todo tornam-se ainda mais difíceis, pois há uma necessidade de introduzi-lo no mercado.
Os pilares para a alta performance
Acredita-se que há 4 pilares para alcançar alta performance em projetos: interno, financeiro, futuro e junto ao cliente. Saiba mais sobre como cada um deles é tratado:
Alta performance interna
Esse elemento fundamental é a capacidade de manter um fluxo contínuo de projetos gerenciados com sucesso. Mesmo diante do volume simultâneo no gerenciamento de vários ou de um portfólio de projetos, usando uma metodologia de gerenciamento de projetos corporativos.
Alta performance financeira
A alta performance financeira é crucial para o gerenciamento bem-sucedido de projetos, pois tem a ver com a capacidade de produzir um resultado predeterminado por um longo período que inclui a satisfação dos principais stakeholders, ou o público envolvido.
Alta performance futura
Esse pilar fala sobre o futuro do seu negócio à luz das entregas concluídas. Em outras palavras, um fluxo constante de resultados satisfatórios ajuda sua organização a crescer de forma sustentável, retendo clientes, que então apresentam oportunidades de novos negócios.
Alta performance junto ao cliente
Quando se trata de fornecer atendimento de alto nível ao cliente, o foco é a capacidade de atender consistentemente às suas necessidades em termos de custos, prazos, escopo e entrega de valor.
Com isso, você ganha o apoio do cliente para lidar com novos projetos, o que amplia a parceria entre o cliente e sua empresa e faz mais do que apenas estabelecer uma relação fornecedor-demanda.