Serviços

A Vita Ambiental é uma empresa que atua no segmento de serviços de engenharia, com foco no uso eficiente de água e energia.:

A Vita Ambiental é uma empresa que atua no segmento de serviços de engenharia, com foco no uso eficiente de água e energia.

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS

1. Serviços técnicos de engenharia para elaboração de estudos, projetos e implantação de planos de trabalho para otimização de setores de abastecimento de água visando à redução de perdas reais, permitindo melhor eficiência da operação e gestão do sistema;
Perdas reais representam água que não chega aos consumidores, ou seja, água efetivamente desperdiçada. Essa é uma das principais preocupações da Vita Ambiental, que acabaram dando origem ao termo Ambiental em seu nome comercial. Por meio de modelagens hidráulicas, pesquisas de vazamentos não visíveis e o uso de tecnologia de ponta, a empresa tem implantado ações que permitem uma redução significativa dos índices de perdas em sistemas de distribuição de água. Tais reduções significam, além da preocupação com o meio ambiente, economias importantes para quem opera os sistemas de distribuição, permitindo investimentos para uma mais rápida universalização do abastecimento de água em suas áreas de operação.
2. Serviços de engenharia para redução de perdas por meio de ações de regularização de água com supressão da infraestrutura irregular e recuperação de clientes;
A urbanização das cidades nem sempre ocorre de forma ordenada e os setores de infraestrutura, especialmente abastecimento de água e coleta de esgotos, acabam sendo os mais prejudicados. Estes serviços, quando não são implantados acompanhando o crescimento dos bairros, visto que são essenciais, acabam sendo efetuados pelos próprios usuários de forma totalmente inadequada. A Vita se especializou na implantação de redes de água e esgoto em locais de difícil acesso, tais como comunidades com ligações irregulares. Nelas, são construídas redes de água e esgoto e efetuadas ligações para os devidos usuários, implicando em menores perdas nos sistemas de distribuição de água, efetivo pagamento por parte dos clientes e um abastecimento contínuo de água.
3. HIDRÔMETROS INTELIGENTES. Fornecimento diário de dados sobre os consumos de água de clientes e alarmes sobre ocorrências nas ligações de água;
Iniciativa pioneira na área de saneamento, que traz inovação e eficiência para o setor com a instalação de hidrômetros inteligentes em clientes que poderão ter o seu consumo medido diariamente e de maneira remota, através da tecnologia IOT (internet das coisas). De baixo custo, a IoT ajuda a reduzir perdas de água contribuindo com o meio ambiente, é mais eficiente no combate a fraudes e melhora o relacionamento com os clientes. Para as companhias de Saneamento, além da possibilidade de melhorar o relacionamento com o cliente através de um processo de fornecimento e monitoramento de dados diários, é também vantajoso pois a contratação pode ser implementada por meio de contrato de performance, no qual o fornecedor opera o sistema e é remunerado com base na qualidade e continuidade na comunicação dos dados.
4. Recuperação de créditos vencidos de clientes, através de serviços de engenharia e de cobrança administrativa;
A inadimplência também é considerada perda de água. Nesse caso, embora o usuário esteja consumindo o produto, a prestadora dos serviços deixa de arrecadar os recursos financeiros, o que pode impactar seus planos de investimentos e orçamentários. A Vita Ambiental tem vasta experiência na elaboração de estudos que permitem aumentar a recuperação de créditos vencidos por meio do melhor conhecimento das causas da inadimplência, que podem ser dificuldades financeiras dos usuários ou fraudes, por exemplo. A partir deste diagnóstico, são desenvolvidas ações, entre elas a de cobrança administrativa, que acaba sendo menos onerosa para os prestadores de serviços e mais eficiente na recuperação de créditos vencidos.
5. Implantação de programas de uso racional de água em edificações– PURA;
As instalações hidráulicas prediais, sejam elas residenciais, comerciais, industriais, públicas ou privadas, podem, ao longo do tempo, se tornar obsoletas ou mesmo apresentar defeitos que, nesses casos, fatalmente ocasionarão perdas de água e, consequentemente, de energia. Dada a situação de escassez hídrica mundial, tem sido desenvolvidos uma série de equipamentos economizadores de água, como torneiras e vasos sanitários. Nossa experiência nesse setor permite identificar, por meio dos consumos observados, ineficiências nas instalações e o desenvolvimento de um plano de ações como troca de equipamentos, substituição de tubulações e pesquisas de vazamentos não visíveis. Essas economias obtidas rapidamente compensam os investimentos nas melhorias, além de contribuir para o consumo sustentável de recursos hídricos.
6. Serviços de engenharia para readequação e modernização de estação elevatória de água
Sempre utilizando estudos de engenharia aliado a novas tecnologias, a Vita Ambiental oferece alternativas operacionais em estações de bombeamento para minimizar o uso de energia elétrica ou a redução dos custos com energia em estações elevatórias de água ou esgoto.
7. implantação de válvulas redutoras de pressão (VRP’s)
Um dos grandes responsáveis pela redução de perdas nos sistemas de abastecimento é a correta gestão de pressão na rede de distribuição. Neste cenário a implementação de válvulas VRPs, controladores de VRPs e dataloggers em pontos críticos são essenciais para que esta gestão possa acontecer da maneira correta e cada vez mais esta gestão se torna remota. Tendo os profissionais da VITA Ambiental participado de todo este processo de implementação nos sistemas de todo o Brasil, temos vasta experiência em estudos e instalações deste tipo de válvula.
8. Readequação de boosteres e serviços de engenharia complementares, visando o aumento da eficiência operacional com redução do consumo de energia elétrica e redução do volume disponibilizado através do controle de pressão no setor de abastecimento;
Os estudos de otimização dos sistemas de distribuição de água passam pela análise, modelagem e implementação de adequações necessárias aos sistemas de abastecimento. Neste cenário a readequação de boosteres busca, muitas vezes, resolver dois problemas das companhias de saneamento: a ótima pressão de abastecimento versus o mínimo consumo de energia. Os estudos de adequação de boosteres busca este ponto de equilíbrio junto a correta modelagem da área de atuação.
9. Serviços técnicos para elaboração de estudos, projetos e implantação de ações para uso racional de energia elétrica nas instalações das estações de tratamento de água e de esgotos.
A Vita Ambiental desenvolveu, ao longo destes anos, uma grande experiência em projetos de eficiência energética em Estações de Tratamento de Água e Esgotos. Tais projetos consideram, inclusive, a geração de energia a partir de resíduos (lodos) das estações. Outra possibilidade indicada por estudos hidráulicos é a construção de reservatórios de acumulação para evitar o uso de energia nos horários de pico de consumo, momento em que os custos energéticos são maiores.

Entre em contato com a Vita

 
Trabalhe Conosco