Os hidrômetros inteligentes, também conhecidos como medidores, são dispositivos conectados à internet que monitoram remotamente o uso da água em intervalos de tempo predeterminados.
Os dispositivos tradicionais levam em consideração apenas o consumo geral, enquanto os dispositivos inteligentes rastreiam quando e quanta água é usada, permitindo que empresas e consumidores determinem a melhor maneira de economizar o recurso.
Além disso, auxiliam na detecção de vazamentos de água.
Para entender mais sobre o assunto, basta continuar com a leitura deste conteúdo!
Tecnologias de IoT e suas aplicações
O termo “Internet das Coisas”, muitas vezes conhecido como Internet of Things (IoT), refere-se à conexão entre objetos físicos e usuários da Internet.
Ele emprega software e sensores inteligentes para coletar e transmitir dados por meio de uma rede.
O foco da Internet das Coisas é conectar objetos do cotidiano à internet, dando-lhes mais funcionalidade, inteligência e capacidade de integração com outras fontes de informação.
A transformação digital trouxe mudanças significativas não apenas nas rotinas corporativas, mas também no dia a dia das pessoas.
A inteligência artificial agora está sendo usada para desenvolver um sistema remoto de medição de água.
Tais inovações facilitam a rotina de qualquer pessoa, morando em condomínio ou não.
Isso é possível porque permite a coleta de dados para realizar o controle preciso do consumo de água.
Esse sistema envolve a individualização da água em condomínios e pode resultar em uma redução de 30% no uso.
Através da IoT que funciona os hidrômetros inteligentes!
SABESP adota medidores inteligentes de consumo de água
O projeto de medidores inteligentes do consumo de água, implementado ao longo de cinco anos, nasceu da necessidade da SABESP de aprimorar a qualidade da medição em seus consumidores.
Hidrômetros mais precisos foram agregados à telemetria de baixo custo, resultando em maior transparência para o cliente final e tornando viável o controle do consumo antes mesmo do fechamento mensal da fatura.
Nas concessionárias de água e luz, o monitoramento diário e individualizado reduz as perdas por fraudes e reduz os custos de leitura presencial.
Ao contrário da medição tradicional, o remoto permite ao usuário acompanhar a evolução de seu consumo ao longo de um mês.
Ele mesmo pode realizar essa verificação em uma frequência que seja mais interessante para ele.
Tudo isso é feito por meio de um aplicativo de leitura individualizada que reúne os dados em indicadores de controle.
Além disso, por meio de um sistema remoto de medição de água, as informações do hidrômetro são enviadas diretamente do fornecedor do software (programa de computador) para a concessionária de água no dia em que a leitura deve ser feita.
Hidrômetros inteligentes utilizam sensores habilitados para IoT
Com a ajuda dessa tecnologia, é possível monitorar de forma remota o uso da água e detectar vazamentos.
Com essa tecnologia é possível monitorar remotamente o uso de água e identificar vazamentos, isso reflete direto na redução dos custos operacionais das cidades e empresas prestadoras de serviços públicos, além da economia de água.
Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, os índices de consumo de água podem atingir níveis insustentáveis nas próximas décadas.
Sendo assim, até 2071, mais da metade das 204 bacias de água doce do país não serão capazes de suprir a crescente demanda.
Como resultado, sistemas com hidrômetros inteligentes podem diminuir o uso de água, notificar imediatamente usuários e empresas de serviços públicos sobre falhas no sistema e melhorar a eficiência operacional.
De acordo com um estudo da Sydney Water, o uso de medidores inteligentes reduziu o uso de água em sistemas residenciais em 6%. Essa redução manteve-se por cerca de dois anos após o período de estudo.
Como funcionam os hidrômetros inteligentes?
O sensor habilitado para IoT usado por hidrômetros inteligentes mede o uso de água do sistema e a temperatura ambiente e é atualizado em intervalos regulares.
É possível monitorar esses indicadores de forma remota.
Com isso, elimina a necessidade de os agentes do serviço público fazerem a leitura manualmente dos relatórios e enviarem atualizações assim que encontrar indícios de vazamento ou adulteração.
Principais benefícios dos hidrômetos inteligentes
Veja logo abaixo algumas das vantagens dos hidrômetros inteligentes para que você perceba os ganhos que são possíveis com essa tecnologia.
Precisão na leitura
Tendo em mente que a leitura remota é um procedimento automatizado, é menos provável que ocorram erros como ocorre na leitura visual, independentemente da atenção do profissional, erros podem acontecer.
Detecção automática de vazamentos
Essa tecnologia mede a vazão de água, permitindo detectar possíveis vazamentos. Ao detectar vazão contínua, significa que algo está errado e envia um alarme direto para o seu app.
Segurança
Como o processo de leitura é feito remotamente, se elimina a necessidade de um leiturista entrar fisicamente em seu domicílio.
Cobrança mais justa
Como esse sistema mede o consumo de água, a cobrança da concessionária é mais justa – até porque se detecta os vazamentos de imediato.
Além disso, o uso individual de água em condomínios, não será incluído na taxa de condomínio no formato rateio.
A medição é personalizada, e o usuário só será cobrado pelo que, de fato, usou.
Evita o desperdício de água
Os usuários estarão mais propensos a usar a água de forma adequada e evitar seu desperdício, como resultado desse monitoramento, que infunde neles um senso de conscientização.
Isso afeta diretamente os custos com esse serviço, que diminuirão ao longo do tempo à medida que o comportamento dos usuários mudar.
O meio ambiente agradece
O meio ambiente também se beneficia, pois os usuários gastam água de forma mais sensata e pensam duas vezes antes de deixar as torneiras abertas, por exemplo.
Agilidade
Os sistemas de medição inteligentes são capazes de ler milhares de medidores em menos de um minuto.